Percepções #001 - Haja luz
























“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” 

Gênesis 1:3-5

Desde o princípio Deus tem um cuidado muito especial comigo e com você. Nem ao menos o homem tinha sido criado, já havia “dia” e já havia “noite”, nos primeiros momentos da criação.


Mas Deus não criou a noite, Deus não criou as trevas, Ele apenas disse: “Haja luz”, e houve luz! A luz, sim, foi sua criação!
Vou além: Deus viu que a luz (que, através de suas primeiras palavras registradas, foi criada) era boa!
Então, se ele criou algo por sua palavra e viu que era bom, por que não deixar apenas a luz e dissipar todas as trevas? Por que não deixar apenas dia e nunca mais ser noite? Por que não deixar prevalecer aquilo que é bom?

Eu tenho aqui em minhas mangas diversas possíveis respostas, e talvez você tenha pensado em alguma resposta pra isso também. Mas eu me reservo no direito de não tentar explicar Deus, por mais que minhas explicações me pareçam boas.

Mas quero pensar com você: Por onde você anda? Na luz que ele criou ou nas trevas, que impendem que você possa ver um passo à frente? Você tem aceitado a clareza, a visibilidade que ele, desde o princípio, criou ou ainda prefere ficar nas sombras?
Quantos quartos escuros existem em sua casa? Quantas cortinas permanecem fechadas durante todo o dia, te mantendo invisível ao mundo e tornando o mundo invisível à você?
E quantos quartos escuros existem dentro de você? Lugares onde você não permite que a luz chegue pois tem medo do que pode encontrar, do que pode descobrir, ou por que você já sabe o quanto esse quarto está sujo e prefere fingir que ele nem ao menos existe?

Meu convite é pra que você possa tirar todas as cortinas de sua alma e deixar a luz invadir cada canto obscuro que há aí dentro. Aceite esse primeiro presente que Ele nos deu e deixe de viver em noites, em sombras, em trevas eternas. A luz é boa, nós é que não somos.

Se permita enxergar, ao mundo e a você mesmo. Deixe que os raios de sol entrem todas as manhãs por suas janelas sem pedir licença.