Percepções #007 – Por quê nos vestimos? Parte II



"E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu."

Gênesis 3:21

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que eu não sou o dono da verdade, muito menos tenho a intenção de te levar a crer em uma absoluta verdade de minhas palavras. Percepções são o que são, percepções. Separo aqui estas palavras apenas pra compartilhar contigo detalhes que observo nas Escrituras que me fazem, de alguma forma, refletir e aprender. Perdoem-me qualquer equívoco, mas, aos corajosos, se permitam navegar junto comigo.

Se você leu o “Percepções #006”, sabe que tratamos sobre Adão temer a Deus por estar nu. E as perguntas que levantamos foram:

“O que você tenta esconder? Por que tenta ser aceito por Deus se cobrindo com diversas coisas que você mesmo constrói? Quais são as roupas que você usa pra esconder sua vergonha? Por que já não acha que Deus te aceitaria com sua simples humanidade?”

Nos versículos que seguem (Gênesis 13, do versículo 12 pra frente) nós vemos que Deus realmente se chateou com Adão e Eva. Eles pecaram, eles erraram, eles falharam. E receberam, de Deus, as consequências de sua desobediência.
Por hora, não quero comentar sobre isso, mas sobre o que acontece depois: Deus faz roupas para Adão e Eva. E você lembra pra que nos vestimos? Para escondermos nossa intimidade que nos envergonha e para sermos aceitos.

Deus então faz o primeiro sacrifício registrado nas escrituras, fazendo roupas de pele de animais para cobrir Adão e Eva. Deus deu a eles roupas que escondessem, do próprio Deus, aquilo que os envergonhava, e deu roupas pra que fossem, por Ele, aceitos. Isso por que Deus se incomodava com a nudez física de sua própria criação? De forma alguma. Mas isso fazia parte do relacionamento que Deus propôs com a humanidade, e observo Graça e misericórdia nesse ato. Pois não estava dito que quem comesse do fruto morreria? Ao meu ver, aqueles animais morreram no lugar de Adão e Eva, e suas peles os cobriram. Adão e Eva vestiram-se com a morte de inocentes, morte estas que deveriam ser deles.

Isso não te lembra Jesus

A mim, demais. Ver que desde o princípio de tudo a justiça de Deus, que consiste no perdão e na misericórdia, prevaleceu sobre a humanidade. Ver que sangue foi derramado desde o Éden para cobrir nossas vergonhas, e pra tornar-nos aceitos por Deus.
O que me entristece é saber que, em TRÊÊÊSSS capítulos do primeiro livro da Bíblia, Deus já nos ensina que, mesmo que tenhamos tudo, ainda assim somos, por natureza, ambiciosos, desobedientes, homens de pouca fé... nos ensina que nosso pecado nos afasta dele, nos faz sentir vergonha da perfeição dEle, nos faz ter medo da rejeição, nos faz até mesmo nos acusarmos (assim como Adão acusou Eva, e Eva acusou a serpente) e esquecermos o amor... nos ensina que, apesar de sofrermos as consequências de nossas escolhas, ele é bondoso e nos cobre com seu sacrifício, nos perdoando e nos dando as suas vestes... tudo isso com apenas 3 capítulos, mas lemos a Bíblia toda (com seus 1189 capítulos!) e não entendemos essas simples verdades, e mesmo depois de tantos milhares de anos em que isso foi escrito, ainda achamos que desobedecer a Deus é o melhor caminho, ainda achamos que podemos nos esconder dele, e o pior: não reconhecemos o sacrifício que Ele fez, tornando-se cordeiro em nosso lugar para cobrir todos os nossos pecados, e insistimos em querer sermos aceitos pelas roupas de figueira que nós mesmos costuramos.

Meu convite é: Nós, com Adão e Eva, comemos do fruto. Agora, pois, pecadores que somos, não fujamos, mas nos aproximemos de Deus, que é misericordioso e tem novas vestes à nos dar. E essa veste é Jesus. Só Jesus pode cobrir o mal que somos e nos tornar, novamente, próximos a Deus.