Percepções #009 – Orgulho & perdão



"Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste?"

Mateus 26:50a

O que é perdoar?
É dar o presente do alívio à quem se sente mal por algo que fez?
É olhar de cima e dizer “vou deixar passar”?
É o que acontece quando alguém te pede desculpa e você está disposto à reconsiderar?

Eu acho fácil vencer o próprio orgulho e perdoar perante um pedido. Quando alguém te pede perdão, grande parte das vezes (quando reconhecemos que o indivíduo está realmente arrependido) abrimos mão do nosso orgulho e perdoamos.

Agora... e quando o indivíduo NÃO se arrepende? E quando a pessoa NÃO te pede desculpas?

Jesus, durante seus 3 últimos anos de vida, sabia que Judas ia traí-lo. Mesmo assim, Jesus compartilhou seus momentos com Judas. Jesus comeu no mesmo prato que Judas. E, em sua última fala com Judas, quando este estava prestes à entregá-lo à morte, Jesus ainda o chama de AMIGO.

Jesus perdoou mesmo quando Judas não estava arrependido. Ele perdoou mesmo quando Judas não pediu desculpas. Ele perdoou justamente quando Judas estava lhe fazendo o mal.

Acredito que Jesus entendia que o perdão não é a cura para o outro... o perdão é uma cura para si. É escolher seguir em frente. É escolher chamar de amigo quem tanto mal lhe fez. É sorrir novamente para quem tanto lhe feriu, não com o intuito de permanecer sofrendo, mas com o intuito de não deixar com que aquele mal o impeça de viver, de sorrir, de ficar bem.

Perdoei em minha vida algumas pessoas que (acredito) nunca me pedirão desculpas. Talvez por que sejam orgulhosas demais pra isso, talvez por que acham que estão com a razão, talvez por que já esqueceram que me fizeram mal. Esse momento do arrependimento eu creio que não virá. Não baterão na minha porta, envergonhadas pelo que fizeram. Não me ligarão, não me mandarão mensagem, algumas fingirão que eu nem existo pra que não encarem o fato de que me fizeram mal.

Muitas eu ainda não perdoei de verdade. Mas muitas sim. E pretendo perdoar a todas, pois o perdão é o que me fará dar um passo a frente. Além disso, perdoar faz com que o agraciado dê um passo à frente também.

Paremos de acreditar que o perdão é um tesouro que temos que nossos agressores precisam conquistá-lo através de merecimento.

Não é quem te fez mal que precisa do seu perdão.

É você que precisa perdoar.