Percepções #012 – Ovelha de ouro



"Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?"
 

Lucas: 15. 4.
 
Um sujeito chega na padaria que vende 5 pães por um real e pede 7 pães. Chegando no caixa, ele dá uma moeda de 1 real e já toma seu rumo, até que o balconista grita "ô, amigo, está faltando! 7 pães não custa somente um real, mas 1 e 40!"
Então o sujeito contesta: "Mas amigo, essa moeda que te dei não é qualquer moeda: eu havia perdido ela hoje cedo, acreditava que nem ia achar mais. Porém, pra minha surpresa, estava no meu quintal! Devo ter deixado cair mas consegui recuperá-la. Ela é muito valiosa pra mim e creio que deve valer um pouco mais do que as outras: eu e ela temos uma história! Não acha que ela valeria ao menos dois pães a mais?"

Deus me ensinou algo hoje, refletindo diante das ovelhas e dracmas que já perdi: elas não valem mais do que as outras.

Há alegria no arrependimento, há alegria no achar, há alegria no ter de volta. Mas ovelhas sempre serão ovelhas, dracmas sempre valerão o que valem.

Sou grato a Deus por ter tido certas ovelhas por perto. Por diferentes motivos, perdi algumas... Mas, como diria Agostinho: "A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído."
Mas sou grato a Deus por ter me dado novas ovelhas para cuidar. Amo elas, e tenho procurado viver para que lobos não as alcancem.

Quanto às ovelhas que perdi: ainda as busco. Valem pra mim tanto quanto valiam, nada mais e nada menos.
Quanto às ovelhas que hoje tenho: obrigado por me lembrarem do quanto é bom guiá-las.

E digo sem soberba, pois tolo é o pastor que não reconhece que cresce à medida que lida com as ovelhas, tanto quando direciona seu rebanho quanto quando vai na direção das desgarradas.
E, diante disso tudo, todas são igualmente importantes e merecem tanto cuidado quanto necessitam.

O que são ovelhas? amigos, familiares, pessoas que contam com você, discipulados... pessoas do caminho.
Consegue perceber que a vida, em diversos momentos, te torna um pastor de ovelhas?

E você, tem buscado suas ovelhas que se perderam? E tem cuidado bem das que estão contigo pra que elas não se percam?