Percepções #010 – Cocô de ouro



"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo"

Filipenses 3:7-8

"E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes."

João 21:6

“Mano... Maaaaanooo....”

Acredito que esse foi o pensamento de Pedro quando aquele sujeito disse pra ele lançar a rede do lado direito, afinal de contas, Pedro sabia o que estava fazendo... era pescador e estava fazendo o que pescadores faziam: lançando as redes.
Mas do lado esquerdo.
Por que? Não faço idéia. Algum bom motivo Eles teriam para estar fazendo isso, os pescadores eram eles. Tudo me leva a crer que era o que devia ser feito.
Então aquele sujeito fala pra eles fazerem diferente... Eles fazem e dá certo.

Aquele sujeito era Jesus. Sim, Jesus disse pra que eles fizessem diferente.

“Olha, eu sei que vocês estão aí com toda sabedoria de vocês seguindo pelo caminho tradicional, mas não tá dando certo... Esqueçam esses conhecimentos que não funcionam, façam do meu jeito (que não é o tradicional), que vai dar certo!” – Imagino essa narrativa, na minha forma de entender as entrelinhas do versículo 6.

Paulo, um dia, disse aos Filipenses que tudo aquilo de sabedoria, experiência e devoção que ele um dia teve se tornou, pra ele, um cocô. As pessoas admiravam, todas aquelas qualidades e expertises, mas para ele se tornou um cocô. Estrume. Merda. Aparentemente de ouro, aparentemente valioso... mas é cocô. Por quê? Por que, diante de Jesus, tudo aquilo perde o sentido. Diante da voz de Deus, as coisas normais, comuns, “certas” se tornam insignificantes. Por que Jesus, sim, tem as palavras certas, o caminho certo. O resto, por mais aparência de sabedoria que tenha, não vale muita coisa.

Quero deixar essa reflexão bem aberta para você: Qual tem sido o cocô de ouro em sua vida?
Huashuashuasuas eu sei que é uma pergunta bizonha... Mas tenta levar pro lado sério: O que você considera muito verdade, muito certo, muito “é assim que é” mas que, na verdade, não tem funcionado?

Você consegue acreditar na voz de Jesus que diz pra você pegar todo o seu conhecimento e jogar fora (por que ele não passa de um belíssimo cocô dourado) e acreditar que de outro jeito improvável (o lado direito) dará certo?